Esta Asa foi lançada há cerca de 2 meses, em Fevereiro deste ano, e já começou a revolucionar o mundo do Parapente, a NOVA - ION 3
A ideia por detrás desta inovação é sem dúvida trazer de volta alguns pilotos e devolver a paixão pelo voo a quem voa pouco e quer máxima segurança, mas mantendo na mesma a capacidade de fazer grandes voos sempre que possível, assim como, pilotos que queiram trocar de asa e queiram performance com segurança top.
Manobras em Voo que demonstram bem a enorme segurança passiva da asa e ao mesmo tempo a sua dinâmica, que permite ao piloto fazer grandes voaços, com bastante margem para evoluir sem nunca se preocupar se a asa vai reagir bem, pode concentrar-se no que é mais importante.. desfrutar do voo ao máximo ;)
Um dos membros da equipa de produção a explicar o conceito e o que mudaram para evoluir uma asa já muito boa anteriormente e a tornaram ainda melhor.
Alguns dados técnicos - Ion 3 | ||||||
Tamanho: | - | XXS | XS | S | M | L |
Envergadura: | m | 10.61 | 11.19 | 11.73 | 12.25 | 12.78 |
Área: | m² | 22.10 | 24.59 | 26.99 | 29.44 | 32.06 |
Peso da Asa: | kg | 4.9 | 5.3 | 5.7 | 6.1 | 6.5 |
Peso total em voo: | kg | 55-80 | 70-90 | 80-100 | 90-110 | 100-130 |
Certificação: | - | B | B | B | B | B |
Mais uns dados interessantes sobre a ION 3:
Teste, análise e video pelo Ziad Bassid, do "Dust of the universe"
Teste, análise e video pelo Ziad Bassid, do "Dust of the universe"
Teste DHV à ION 3
PDF com as finesses das Asas, testadas por revistas independentes (revela que a ION 2 de 2012 tem finesse de 8.7, embora ainda não tenham testado a ION 3 mas supera certamente este valor e deverá rondar os 9!
Importante nunca esquecer, ao ver estes dados de Finesse, velocidade, etc.. que estamos a falar de uma asa Low EN B - DHV 1-2, o que significa que tem a segurança passiva das asas mais seguras do mercado e no entanto, consegue ter prestações que não ficam atrás de muitas EN C - DHV 2 actuais e superior a muitas, mais antigas.
A Mentor já o tinha conseguido mas de uma forma muito mais dinâmica, a ION tem um voo bem mais calmo)
Importante nunca esquecer, ao ver estes dados de Finesse, velocidade, etc.. que estamos a falar de uma asa Low EN B - DHV 1-2, o que significa que tem a segurança passiva das asas mais seguras do mercado e no entanto, consegue ter prestações que não ficam atrás de muitas EN C - DHV 2 actuais e superior a muitas, mais antigas.
A Mentor já o tinha conseguido mas de uma forma muito mais dinâmica, a ION tem um voo bem mais calmo)
Tópico no Fórum sobre a ION 3 - (Já existem relatos de recordes de voo batidos em alguns spots e voos de mais de 100km com super confiança)
50% de todas as asas que são procuradas a nível mundial são da classe EN B (antiga DHV 1-2)
A Tecnologia Ion 3 explicada pelo Fabricante:
O que são as NOVA SmartCells?
Porquê construir todas as células da mesma forma, quando a carga sobre elas é diferente?
A estabilidade estrutural de cada célula depende da sua largura, bem como as componentes (força e direcção) que actuam sobre elas por meio dos pontos de fixação (loops).
Forças de intensidade diferentes actuam sobre cada célula na sua extensão devido à geometria da linha e a disposição das nervuras diagonais.
As SmartCells têm estas forças diferentes em consideração: cada célula é calculada de forma a ter a largura ideal para a sua carga.
Se forem submetidas a uma força maior, elas aumentam e ficam mais estreitas quando submetidas a menos carga (uma diferença de até oito centímetros).
As SmartCells reduzem a deformação, claramente melhorando o desempenho de planeio e as características de vôo, graças a esta característica, a Ion 3 voa mais calma, transmite mais solidez e tem melhor planeio.
Nossa análise da estabilidade dinâmica tem sido uma ferramenta importante no desenvolvimento destas células inteligentes.
NOVA: - "No nosso conhecimento, são uma genuína inovação no Parapente."

Duplo 3D- Shaping - Se tentar dobrar um pedaço de papel em torno de uma bola vai notar que há sempre vincos.
Com o perfil de nariz de um Parapente é o mesmo - o tecido da asa tem de ajustar-se tanto ao perfil como ao "balonismo" (as células são redondas, não rectas e em voo expandem e deformam).
Curvatura sobre dois raios leva a rugas, que são combatidas através de segmentos menores de tecido e várias costuras. O Duplo 3D- Shaping reduz vincos e melhora o desempenho do Parapente.

Air Scoop (entrada de ar) - Desde a Rookie que a equipa de design da NOVA tem vindo a trabalhar em uma entrada de ar optimizada, o que aumenta a pressão interna da asa .
O princípio das entradas de ar da NOVA são semelhantes ao sistema de admissão de ar num carro desportivo. O aumento de fluxo de ar provoca uma pressão mais elevada.
Maior pressão interna num Parapente significa melhor desempenho através do aumento da estabilidade estrutural e resistência aos fechos.
Genuinamente três linhas - O conceito das linhas para a Ion 3 foi iniciada do zero. Como na Mentor, há pontos de fixação das linhas a cada três nervuras.
Em comparação com a Ion 2, a Ion 3 é uma verdadeira "três linhas" sem um conjunto de linhas para a área de D. O número de linhas no cone de suspensão também foi reduzido de dez para sete.
Verificando e separando as linhas na descolagem é ainda mais fácil do que na Ion 2. As linhas do nível superior são desembainhadas (sem capa), o que melhora o desempenho. Por outro lado, o revestimento sobre as principais linhas dá-lhes a robustez habitual.
Baixo alongamento - Ao discutir a segurança passiva dos parapentes, o alongamento não é o único mas no entanto, um importante factor.
Um grande alongamento favorece gravatas após fechos assimétricos, geralmente encurta também o percurso dos manobradores e normalmente torna mais difícil voar as asas.
Em comparação com a Ion 2, o alongamento da Ion 3 é ainda menor. Ferramentas analíticas permitem à NOVA construir asas com excelente desempenho mesmo com baixo alongamento.
Cá está a resposta do Fabricante em relação a não publicar as "Finesses/planeios" e velocidades das asas:
Qual é a Finesse máxima, velocidade "trim" e máxima da Ion 3?
- Nós não divulgamos os dados de desempenho por três razões:
* Os dados de desempenho dependem muito da resistência criada pelo piloto e esta está ligada à sua posição de voo e tipo de arnês. A diferença entre voar sentado ou com um arnês aerodinâmico pode fazer a diferença de um ponto de finesse.
* O desempenho aumenta com o tamanho da asa. O desempenho de uma asa grande é sempre maior do que para a mesma asa em um tamanho menor.
A questão do desempenho da asa é, por conseguinte, também sempre uma questão de tamanho. Neste caso, a física é muito injusta para os pilotos mais leves!
* Em Parapente não há nenhum procedimento padronizado para medir dados de desempenho. Tomando como um exemplo a velocidade, esta muda com a altitude por causa da variação da densidade do ar.
Quando a Ion 3 deve ser enviada para a revisão dos cabos - Nova Trim Tuning (NTT)?
Durante os vôos iniciais as linhas são submetidas à sua primeira carga. Esta carga induz um pequeno grau de encolhimento e de alongamento.
Estes não são associados com o fabricante do cabo ou a qualidade da construção - na fábrica, todos os parapentes Nova são trimados com uma tolerância muito baixa.
Para ajustar essas variações de esticar ou encolher, recomendamos que a asa seja levada para NTT (Nova Trim Tuning) depois de dez a vinte horas no ar - depois de um ano, o mais tardar.
Geralmente, os comprimentos das linhas permanecem constantes após os primeiros dez a vinte horas de tempo de voo.
A Nova fornece garantia adicional para além da que é obrigatória por lei?
Sim, a Nova oferece 4 anos de garantia nos materiais e construção a partir da data de compra - desde que tenha sido feita a verificação NTT conforme estipulado
Nada melhor que um Voo para reequilibrar corpo e mente depois de uma semana intensiva ;)
Bora Voar pessoal!
Comentários
Enviar um comentário