Composto Caseiro - Adubar a vossa horta com fertilizante orgânico biológico

Numa vertente que julgo muito importante hoje em dia, tanto para reduzir no lixo produzido como para criar adubo de excelente qualidade para as pequenas hortas caseiras, mesmo em cântaros, hoje trago-vos uma temática mais "terrestre" ;)

Já criei a minha composteira há algum tempo e a redução de lixo é muito significativa, para além de que em breve as plantinhas vão ter adubo do melhor ;)

O projecto começou após muita pesquisa online sobre que tipos de legumes, vegetais e frutos assim como ervas aromáticas eram possíveis cultivar em vasos, numa varanda de apartamento.

Isto vem no seguimento de termos decidido começar a consumir o maior número possível de alimentos orgânicos e por isso livre de pesticidas e adubos sintéticos.

Percebi que as plantas têm defesas próprias contra todas as pragas naturais, ou não fosse a Natureza perfeita no sentido em que sempre que cria um "problema" também cria solução, mantendo tudo em harmonia.

O que sucede nos nossos dias é que, muitos campos cultivados, estão completamente esgotados de nutrientes, devido a muitos anos sem rotação de culturas e sem descanso da terra.
Isto por sua vez, leva a que a terra fique sem os cerca de 50 nutrientes necessários ao crescimento saudável de qualquer cultivo, dessa forma, o crescimento faz-se de forma deficiente, fazendo com que sejam necessários pesticidas para ajudar a combater as pragas que de outra forma seriam eliminadas naturalmente pelas plantas.

Com isto percebemos que por vezes acabamos por comer frutas e legumes "ocos" (deficientes em nutrientes e "ricos" em pesticidas).

Então decidi começar a plantar o possível cá em casa (alfaces, tomates, salsa, alecrim, espinafres, maracujá, hortelã..) e comprar os mais usados em agricultura biológica.. batatas, maças, cenouras, etc.

Para iniciar o projecto de construir uma composteira caseira, comecei por adquirir 2 caixas de plástico dia 03/09/2014, como podem ver em baixo, (as minhas comprei na Maxmat por 4,95€ cada), certifiquei-me apenas que podiam ser encaixadas de alguma forma uma sobre a outra:

Inicio do projecto, dia 03/09/2014.
A caixa debaixo fica fechada e a de cima fica encaixada sobre a tampa.

Depois de alinhadas é só abrir vários furos com uma broca, (usei a broca de metal 7) podem usar um pouco maior se preferirem mas não muito, a ideia é deixar passar o liquido que se forma aquando do processo de compostagem (húmus líquido)
As brocas de metal são perfeitas para abrir furos nestas caixas plásticas, mas podem começar com uma broca mais pequena para facilitar e depois aumentar a abertura com a broca maior.
A ideia é abrir os furos na base da caixa de cima alinhados com os furos na tampa da caixa de baixo.


 Depois é só começar a adicionar os restos de vegetais, frutas, legumes, ovos, etc.. tudo desde que não tenha sido cozinhado é normalmente a regra. Evitar restos de carne e ossos para evitar atrair animais para o composto.
É importante que se misture inicialmente uma boa parte de terra e podem também juntar bocados de madeira ou restos de ervas do jardim desde que não tenham doenças e não sejam daninhas, isto porque segundo pesquisei, por vezes as pragas resistem ao processo de compostagem e as daninhas também podem vir a proliferar assim que colocarem o composto no jardim ou cântaro.

dia 23/09/2014

Se fizerem o processo correctamente não terão cheiros absolutamente nenhuns nem moscas ou mosquitos!
A ideia é de tempos a tempos revirar a misturar para desta forma oxigenar melhor e aumentar a velocidade de compostagem, também devem verificar se está muito seco ou húmido, se estiver muito húmido podem acrescentar bocados de madeira que ao criar espaços na mistura permitem melhorar a drenagem e se estiver muito seco convém molhar um pouco para aumentar a oxidação e acelerar o processo final.

Na caixa debaixo vão ter um líquido escuro e inodoro, este misturado com água é um excelente adubo e pesticida natural, basta adicionar ao cultivo depois de misturado com água, há quem diga 10 partes de água para 1 de húmus líquido.. eu tenho feito "a olho" por não achar importante a medição exacta ;)
Podem borrifar nas folhagens ou adicionar à terra.

Na minha experiência faz toda a diferença! Das 2 vezes que adicionei este adubo líquido aos vasos, novas folhagens apareceram e até os tomateiros deram novos frutos ao fim de alguns dias.

Quando o composto sólido estiver concluído deve apresentar uma consistência uniforme e não deve ser possível identificar os alimentos adicionados, deve cheirar a terra fresca.

Se houverem desenvolvimentos importante mantenho-vos informados ;)

Um excelente fim de semana e já sabem, mantenham-se "Verdes"
O Planeta agradece e o vosso corpo também :)

P.S. Para quem tem hortas com algum espaço ou áreas grandes não cultivadas vejam este video:

Comentários

  1. Acabei de encher a primeira caixa e adquiri uma terceira e última caixa.
    Esta foi encaixada sobre as 2 existentes e com os furos na base permite passar o liquido até à base onde é recolhido o adubo liquido.
    Desta forma tenho quantidade mais que suficiente de adubo orgânico para todas as minhas necessidades ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo já faço a mais de 10 anos tenho um terreno onde é depositado os matos do meu jardim e de algumas limpezas de terrenos particulares. Abraço

      Eliminar
    2. Fico feliz por saber Agostinho ;)
      Viste o vídeo do final do artigo, tá brutal!
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário