Acordo SEPA e as suas implicações para os consumidores Portugueses

Hoje fui surpreendido por um telefonema e de forma a evitar que vocês passem pelo mesmo desagrado e processo que eu, partilho a minha experiência convosco.

Ligaram-me do banco a informar que tinha de proceder a um depósito pois iria ser debitado o valor referente ao seguro automóvel Direct (antiga Seguro Directo), não seria nada de extraordinário não tivesse eu cancelado o mesmo por telefone há dois meses atrás, a apólice ter caducado à cerca de mês e meio e já ter contratado e pago novo seguro em outra companhia!

Após conversa com a representante do banco percebi que há alguns meses, com a introdução do SEPA (Single Euro Payments Area/ Área Única de Pagamentos em Euros), criou-se o que podemos chamar de "acordo" entre entidades e credores, ou seja entre instituições comerciais e os clientes, em que, legalmente e enquanto não cancelado de forma oficial e por escrito, podem reabrir processos de débito directo de forma indefinida nas instituições bancárias, usando para isso os dados que fornecemos para solicitar o serviço.
Ou seja, mesmo que cancelemos o débito junto do banco, a instituição comercial, neste caso em específico a seguradora, pode reabrir o débito directo quantas vezes quiser, até ser cobrado, e o banco é forçado a pagar, desde que a conta tenha cobertura.

Caso seja efectuado o pagamento, segundo me informaram, podemos pedir devolução, processo que leva alguns dias mas que tem de ser procedido ao cancelamento do serviço, caso contrário a seguradora pode sempre reabrir para o próximo mês o débito com outra referência.

Tenham atenção a esta Importante mudança, que nos dificulta ao invés de facilitar.
Antes bastava não proceder ao pagamento do seguro para o mesmo caducar e até pelo homebanking podíamos cancelar os débitos directos e ficávamos despachados.
Agora já não, nem podemos cancelar os débitos pela internet, como temos de formalmente cancelar todos os serviços sob a pena de nos voltarem a cobrar, mesmo vários meses após caducarem.

Aproveito para salientar o meu enorme desagrado com esta companhia de seguro Direct (antiga Seguro Directo), que após ter sido cliente durante 3 anos e o valor da apólice subir todos os anos ao invés de descer pela bonificação de ausência de sinistros, ao cancelar o serviço, reagem desta forma o que lhes deixa a meu ver uma "nódoa" que não sai nem com o melhor "detergente".

Fico triste de ver empresas com este tipo de atitudes que ao invés de se concentrarem em atenderem da melhor forma os seus clientes, concentram-se apenas no seu proveito próprio.
A meu ver, atitudes destas não são sustentáveis e invariavelmente têm consequências graves para as empresas em questão!

Agora já sabem, fiquem atentos e tenham uma excelente semana ;)

Comentários