NOVA Ion 3 - a Asa que já está a revolucionar o mercado

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Esta Asa foi lançada há cerca de 2 meses, em Fevereiro deste ano, e já começou a revolucionar o mundo do Parapente, a NOVA ION 3

A ideia por detrás desta inovação é sem dúvida trazer de volta alguns pilotos e devolver a paixão pelo voo a quem voa pouco e quer máxima segurança, mas mantendo na mesma a capacidade de fazer grandes voos sempre que possível, assim como, pilotos que queiram trocar de asa e queiram performance com segurança top.



Manobras em Voo que demonstram bem a enorme segurança passiva da asa e ao mesmo tempo a sua dinâmica, que permite ao piloto fazer grandes voaços, com bastante margem para evoluir sem nunca se preocupar se a asa vai reagir bem, pode concentrar-se no que é mais importante.. desfrutar do voo ao máximo ;)


  
Um dos membros da equipa de produção a explicar o conceito e o que mudaram para evoluir uma asa já muito boa anteriormente e a tornaram ainda melhor.


Alguns dados técnicos - Ion 3
Tamanho:-XXSXSSML






Envergadura:m10.6111.1911.7312.2512.78
Área:22.1024.5926.9929.4432.06






Peso da Asa:kg4.95.35.76.16.5
Peso total em voo:kg55-8070-9080-10090-110100-130






Certificação:-BBBBB

Mais uns dados interessantes sobre a ION 3:

Teste, análise e video pelo Ziad Bassid, do "Dust of the universe"

Teste DHV à ION 3


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PDF com as finesses das Asas, testadas por revistas independentes (revela que a ION 2 de 2012 tem finesse de 8.7, embora ainda não tenham testado a ION 3 mas supera certamente este valor e deverá rondar os 9!
Importante nunca esquecer, ao ver estes dados de Finesse, velocidade, etc.. que estamos a falar de uma asa Low EN B - DHV 1-2, o que significa que tem a segurança passiva das asas mais seguras do mercado e no entanto, consegue ter prestações que não ficam atrás de muitas EN C - DHV 2 actuais e superior a muitas, mais antigas.
A Mentor já o tinha conseguido mas de uma forma muito mais dinâmica, a ION tem um voo bem mais calmo)

Tópico no Fórum sobre a ION 3 - (Já existem relatos de recordes de voo batidos em alguns spots e voos de mais de 100km com super confiança)


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50% de todas as asas que são procuradas a nível mundial são da classe EN B (antiga DHV 1-2)


A Tecnologia Ion 3 explicada pelo Fabricante:

   O que são as NOVA SmartCells?
Porquê construir todas as células da mesma forma, quando a carga sobre elas é diferente?
A estabilidade estrutural de cada célula depende da sua largura, bem como as componentes (força e direcção) que actuam sobre elas por meio dos pontos de fixação (loops). 

Forças de intensidade diferentes actuam sobre cada célula na sua extensão devido à geometria da linha e a disposição das nervuras diagonais. 
As SmartCells têm estas forças diferentes em consideração: cada célula é calculada de forma a ter a largura ideal para a sua carga. 
Se forem submetidas a uma força maior, elas aumentam e ficam mais estreitas quando submetidas a menos carga (uma diferença de até oito centímetros). 

As SmartCells reduzem a deformação, claramente melhorando o desempenho de planeio e as características de vôo, graças a esta característica, a Ion 3 voa mais calma, transmite mais solidez e tem melhor planeio.
Nossa análise da estabilidade dinâmica tem sido uma ferramenta importante no desenvolvimento destas células inteligentes.

   As SmartCells são um conceito novo?
NOVA: - "No nosso conhecimento, são uma genuína inovação no Parapente."

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  Duplo 3D- Shaping - Se tentar dobrar um pedaço de papel em torno de uma bola vai notar que há sempre vincos. 
Com o perfil de nariz de um Parapente é o mesmo - o tecido da asa tem de ajustar-se tanto ao perfil como ao "balonismo" (as células são redondas, não rectas e em voo expandem e deformam).

Curvatura sobre dois raios leva a rugas, que são combatidas através de segmentos menores de tecido e várias costuras. O Duplo 3D- Shaping reduz vincos e melhora o desempenho do Parapente.

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   Air Scoop (entrada de ar) - Desde a Rookie que a equipa de design da NOVA tem vindo a trabalhar em uma entrada de ar optimizada, o que aumenta a pressão interna da asa . 
O princípio das entradas de ar da NOVA são semelhantes ao sistema de admissão de ar num carro desportivo. O aumento de fluxo de ar provoca uma pressão mais elevada. 

Maior pressão interna num Parapente significa melhor desempenho através do aumento da estabilidade estrutural e resistência aos fechos.


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   Genuinamente três linhas - O conceito das linhas para a Ion 3 foi iniciada do zero. Como na Mentor, há pontos de fixação das linhas a cada três nervuras. 
Em comparação com a Ion 2, a Ion 3 é uma verdadeira "três linhas" sem um conjunto de linhas para a área de D. O número de linhas no cone de suspensão também foi reduzido de dez para sete.

Verificando e separando as linhas na descolagem é ainda mais fácil do que na Ion 2. As linhas do nível superior são desembainhadas (sem capa), o que melhora o desempenho. Por outro lado, o revestimento sobre as principais linhas dá-lhes a robustez habitual.



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   Baixo alongamento - Ao discutir a segurança passiva dos parapentes, o alongamento não é o único mas no entanto, um importante factor.
Um grande alongamento favorece gravatas após fechos assimétricos, geralmente encurta também o percurso dos manobradores e normalmente torna mais difícil voar as asas. 

Em comparação com a Ion 2, o alongamento da Ion 3 é ainda menor. Ferramentas analíticas permitem à NOVA construir asas com excelente desempenho mesmo com baixo alongamento.


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Cá está a resposta do Fabricante em relação a não publicar as "Finesses/planeios" e velocidades das asas:

Qual é a Finesse máxima, velocidade "trim" e máxima da Ion 3?


- Nós não divulgamos os dados de desempenho por três razões: 
* Os dados de desempenho dependem muito da resistência criada pelo piloto e esta está ligada à sua posição de voo e tipo de arnês. A diferença entre voar sentado ou com um arnês aerodinâmico pode fazer a diferença de um ponto de finesse. 

* O desempenho aumenta com o tamanho da asa. O desempenho de uma asa grande é sempre maior do que para a mesma asa em um tamanho menor. 
A questão do desempenho da asa é, por conseguinte, também sempre uma questão de tamanho. Neste caso, a física é muito injusta para os pilotos mais leves! 

* Em Parapente não há nenhum procedimento padronizado para medir dados de desempenho. Tomando como um exemplo a velocidade, esta muda com a altitude por causa da variação da densidade do ar.


Quando a Ion 3 deve ser enviada para a revisão dos cabos - Nova Trim Tuning (NTT)?



Durante os vôos iniciais as linhas são submetidas à sua primeira carga. Esta carga induz um pequeno grau de encolhimento e de alongamento. 
Estes não são associados com o fabricante do cabo ou a qualidade da construção - na fábrica, todos os parapentes Nova são trimados com uma tolerância muito baixa. 
Para ajustar essas variações de esticar ou encolher, recomendamos que a asa seja levada para NTT (Nova Trim Tuning) depois de dez a vinte horas no ar - depois de um ano, o mais tardar. 
Geralmente, os comprimentos das linhas permanecem constantes após os primeiros dez a vinte horas de tempo de voo.


A Nova fornece garantia adicional para além da que é obrigatória por lei?
Sim, a Nova oferece 4 anos de garantia nos materiais e construção a partir da data de compra - desde que tenha sido feita a verificação NTT conforme estipulado


Nada melhor que um Voo para reequilibrar corpo e mente depois de uma semana intensiva ;)

Bora Voar pessoal!

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