Vinho Madeira - Usado para "selar" Tratado de Independência

O Vinho Madeira era um dos favoritos de Thomas Jefferson, e foi usado para brindar a Declaração de Independência.

Madeira é um vinho fortificado Português feito na Ilha da Madeira.
É produzido numa variedade de estilos que vão desde vinhos secos, que podem ser consumidos como um aperitivo, até os vinhos doces mais consumidos com a sobremesa.
Versões mais baratas são muitas vezes "temperadas" com sal e pimenta para uso na culinária.

A Ilha da Madeira tem uma história de vinificação longa, que remonta à Era dos Descobrimentos, quando a Ilha foi um porto de escala para navios navegando para o Novo Mundo ou Índias Orientais.
Para evitar a deterioração do vinho, é adicionado álcool vínico.

Alcool vínico é adicionado a muitos vinhos fortificados como o Porto, Sherry, Marsala e Vermouth. O termo "alcool vínico" refere-se ao álcool que é adicionado para transformar um vinho comum em um vinho fortificado.
Formado por destilação do vinho em si, aquecendo-o ao ponto de vaporização, em seguida são recolhidos os vapores concentrados que carregam um nível significativamente mais elevado de álcool do que o vinho base original, os enólogos ficam com acesso dessa forma a um álcool "neutro" para fortificar os níveis de álcool para a criação do Madeira, Porto entre outros.

Nas longas viagens marítimas, os vinhos seriam expostos ao calor excessivo e movimento que transformava o seu sabor.
Isto foi descoberto pelos produtores de vinho da Madeira, quando um carregamento de vinho não vendido, foi devolvido para a ilha.
Hoje, o vinho madeira ainda respeita a técnica de produção do vinho original, que envolve o aquecimento do vinho até temperaturas tão elevadas como 60°C durante um período de tempo prolongado, deliberadamente expondo o vinho a alguns níveis de oxidação.

Devido a esse processo único, o vinho Madeira é um vinho muito robusto, que pode ter uma vida muito longa, mesmo depois de aberto.



Já ia um cálice agora não acham, se vos apetece façam like ;)

Comentários