O Ano em retrospectiva e o Futuro em Perspectiva

O Ano de 2011 para além dos 365 dias..
Cá vão os links do que "acontece" no Mundo em relação ao Parapente, a visibilidade começa a ser Global e a procura muito grande porque, sejamos francos, voar é Lindo.. e Libertador =)

(no video percebe-se bem a atracção gigantesca que representa o Parapente na Turquia..)


Brasil: Aqui, tal como na Turquia, França e outros paises, têm literalmente centenas de pessoas por dia a Voar, mas para isso criaram condições especiais nas descolagens e aterragens, sem estas não seria possível, repara na descolagem neste video do Brasil:

Fenomenal, inclinação e tratamento de luxo, e sem betão nem grandes infra-estruturas, apenas uma zona verde com boa localização e uma zona de praia ou zona verde, plana e de preferência sem pedras para as aterragens.. aí as pessoas começam a aparecer e o Turismo Local dispara..

Por pilotos, amigos, família e alunos.. Hotéis, aluguer de carros, restaurantes e até lojas de roupa por pessoal que não trouxe roupa adequada ir comprar "à pressa" porque não quer perder o voo (Já aconteceu aqui comigo na Madeira várias vezes!)

Têm uma aterragem oficial em Relva junto à praia no Rio de Janeiro, tantas são as pessoas a voar:




Exemplo dos nossos vizinhos Açores:



Madeira:
Alguns dos alunos que passaram por nós: https://vimeo.com/rubengt

Todas as novidades aqui no Blog.


Já agora, um dos meus vídeos favoritos de sempre:



O Parapente está em franca expansão mundial e esta é a altura para melhorar os meios existentes para difundir ainda mais a imagem Madeira além fronteiras

100% ecológico, promove o gosto pela Natureza como "escape" à azafama de todos os dias de "escritório", e como orientação para os jovens..

Temos uma visão muito clara para o futuro do Parapente regional e estamos a trabalhar com empenho para que, passo a passo, possamos ficar mais perto dessa realidade.. contudo, sozinhos somos apenas "uma ilha", por vezes precisamos unir portos e transferir esforços para que o produto final seja conseguido mais rapidamente e em melhor qualidade..

Em anexo 2 imagens do que foi feito por uma autarquia no Continente num local muito procurado para a prática.
Se por um lado o estrado de madeira não é o ideal para nós, por outro, friso a abertura de mentalidades e os primeiros passos para um futuro mais perto dos céus para todos.



Pequeno historial regional:
Há muitos anos que usamos terrenos privados, uns com acordos verbais, outros com acordos financeiros, outros ainda por "abandono" do local, e durante anos foi relativamente suficiente mas nunca 100% seguro para os pilotos e chegamos a um ponto, onde a incerteza (de podermos continuar a voar nos locais testados durante mais de 10 anos), a evolução dos equipamentos e visibilidade cada vez maior da Madeira como destino de voo no exterior, levou-nos a um ponto em que precisamos (Parapente) de dar o próximo passo..

Temos neste momento de garantir o que para mim é um cartaz de visita da madeira, atraindo (não tenho valores concretos mas cerca de 1000 pilotos por ano, nesta fase, mais familiares e amigos) este número pode parecer pequeno, mas se considerarmos que não existem locais "oficiais" para a prática da modalidade e por isso não divulgamos para o exterior, os que cá vêm, fazem-no apenas por verem imagens e vídeos publicados na net.
Se não conseguirmos garantir estes locais, poderemos deixar de voar por não existirem locais seguros para a prática e perder este turismo de Natureza. Segundo quem nos visita, na sua terra natal chegam a ficar 3 a 6 meses sem abrir a asa e alguns ficam tão deslumbrados que até compram habitação cá!

A minha ideia para já é garantir a zona dos Canhas (descolagem) e Madalena (aterragem), por ser a zona, indiscutivelmente mais frequente para voar. 
A proprietária quer forçosamente vender, ou adquirimos o terreno ou será o local, indiscutivelmente mais voado em toda a ilha a deixar de existir.. Já tivemos algumas reuniões com a senhora a fim de tentar chegar a um acordo e a fase que se segue é, a disponibilização da documentação que certifica a mesma como proprietária e valor real em m2 do terreno para que se consiga saber o valor solicitado. Mas independentemente disso, o valor por m2 solicitado por ela no momento é demasiado elevado para ponderarmos a aquisição..

Após essa, o nosso projecto passa por:

  • Cabo Girão - Fajã - promontório sobejamente conhecido, houve quem até já soltasse lágrimas em voo deste local pela sua beleza, magia e misticismo.
  • Terreiro da Luta - Funchal - O voo sobre a zona do funchal é de longe o nosso ex libris e quem lá voa, à semelhança do cabo girão, regressa Sempre!
  • Porto da Cruz - Maiata - Um vale de postal capaz de fazer sonhar durante muito tempo..
  • Fanal - seixal - O voo no Norte no seu melhor, sobrevoar todas as montanhas a norte em que a montanha se perde no mar.. que mais fica por dizer, podemos ir embora no dia seguinte e nem precisamos ver mais nada!
Estes são os nossos projectos.. não 50 locais "manhosos" em que os pilotos descolam desconfiados e arriscando a segurança e a imagem da modalidade..
Mas 5 locais oficiais de descolagem com relva e desnível e aterragem em terra batida, areia ou relva.
Locais que permitiam passar dos 12 novos pilotos formados este ano para 50 ou mais e dos 1000 visitantes para 10 000 facilmente, pois quase todos os que vêm regressam todos os anos!
Para os locais, para os visitantes, para a Madeira, para o Parapente e para o Turismo em geral isto significará um marco potencialmente tão grande quanto os carrinhos de cesto, ou o vinho Madeira que são já marcas internacionais!

Esta é a minha visão, partilhada pelo meu grupo de trabalho!

Grande abraço e até já!

Comentários